Lamentações de Jeremias
[bíblia]
Este livro mostra a compaixão e o interesse que Deus tem pelas aflições de Seu povo, e que essas aflições não são diminuídas mesmo quando as aflições foram causadas por Ele por causa dos pecados deles. O Senhor declarou que “Em toda a angústia deles foi Ele angustiado” (Is 63:9); e isso foi visto quando o Senhor estava na Terra em Seu pranto por Jerusalém. Jeremias tinha o mesmo espírito e lamentou as calamidades que caíram sobre seu amado povo e sua cidade de Jerusalém. Ele apelou para os que passavam: poderiam ver tal tristeza, causada por uma aflição enviada pelo o Senhor no furor da Sua ira, e não ser movidos por ela? (Lm 1:12). Em seguida, ele acrescenta que o Senhor era justo nesses tratamentos, pois haviam se rebelado contra Seus mandamentos.
Lamentações 3. O profeta detalha seus sofrimentos pessoais: eles eram como os sofrimentos de empatia de Cristo falados em outro lugar; mas em Lamentações 3:22 o profeta se lembra das misericórdias do Senhor e expressa sua esperança n’Ele. Por causa de Sua compaixão, eles não foram consumidos; e era bom esperar e ter esperança. O Senhor não os rejeitará para sempre e não os aflige de bom grado. O profeta então clama por arrependimento e para se voltarem para o Senhor. Ele tem confiança de que Deus ouve e ele pede a destruição de seus inimigos.
Lamentações 4. Jeremias, como na presença do Senhor, expande todas as reviravoltas humilhantes que caíram sobre eles, mencionando separadamente os nazireus, os profetas, os sacerdotes e o povo; e então prediz que a ira de Deus deveria passar também a Edom, que sem dúvida se alegrou com as calamidades de Jerusalém. Ele poderia acrescentar que o castigo da filha de Sião foi cumprido, ela não deveria mais ser levada embora.
Lamentações 5. Um apelo comovente é feito a Deus. Tudo foi confessado e a esperança em Deus foi expressa; no entanto, as aflições pesaram sobre o profeta. Suas últimas palavras são: “Converte-nos, Senhor, a Ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que Te enfurecerias contra nós em tão grande maneira?”
A composição das Lamentações é incomum. Os primeiros quatro capítulos estão organizados em ordem alfabética e os capítulos contêm 22 versículos cada, o número de letras do alfabeto hebraico, exceto que Lamentações 3 tem 22 estrofes de três versículos, totalizando 66. Em Lamentações 1, 2 e 4, o versículo 1 começa com א(A); versículo 2 com ב(B), e assim por diante, como em alguns dos Salmos. Em Lamentações 3, cada versículo em uma estrofe começa com a mesma letra, portanto, os versículos 1, 2, 3 começam com A; versículos 4, 5, 6 com B e assim por diante até o final. A oração em Lamentações 5 não é alfabética. Na Bíblia Hebraica, as “Lamentações” fazem parte do Hagiographa (Escritos Sagrados) e são colocadas entre Rute e o Eclesiastes. Na liturgia judaica, este livro foi designado para ser repetido no jejum do 9º dia de Ab (quinto mês), para comemorar a destruição da cidade e do templo pelos caldeus e também pelos romanos.