Judas Iscariotes
[pessoa]
Filho de Simão e um dos doze apóstolos. Ele era um falso discípulo: quando o Senhor disse aos Seus apóstolos “vós estais limpos”, Ele excluiu Judas nas palavras “mas não todos”. Ele foi enviado com os outros para pregar, e nenhuma exceção é feita em seu caso quanto à operação de milagres em nome do Senhor Jesus. Sob a alegação das necessidades dos pobres, ele queixou-se de dinheiro sendo desperdiçado quando Maria ungiu o Senhor. No entanto, ele não se importava realmente com os pobres: ele tinha a bolsa e era ladrão. Satanás conhecia a cobiça de Judas e colocou em seu coração trair o Senhor por dinheiro, o que ele fez por trinta moedas de prata. Posteriormente, Satanás, como adversário, se apossou dele para garantir o sucesso da traição.
Judas provavelmente pensou que o Senhor iria escapar daqueles que prenderam, como Ele havia escapado de perigos anteriores, enquanto ele ganharia o dinheiro. Quando o Senhor foi condenado, Judas ficou cheio de remorso, confessou que havia traído sangue inocente e lançou o dinheiro no templo. Ele foi um completamente enganado por Satanás, que primeiro o tentou a ganhar o dinheiro, mas depois não o deixou ficar com ele. Ele foi se enforcar e, provavelmente, caindo da árvore, suas entranhas se derramaram. Um terrível término de um curso pecaminoso. O Senhor o chamou de “filho da perdição”.
Nos tempos modernos, os homens têm argumentado erroneamente que sua confissão sob remorso mostrava verdadeiro arrependimento e que há esperança de sua salvação! Mas não é assim: ele “se desviou, para ir para o seu próprio lugar”. Foi uma provação para o homem sob novas circunstâncias: ser um “amigo íntimo” (Sl 41:9) do Senhor Jesus, ouvir Suas palavras graciosas, ver Seus milagres e provavelmente ter permissão para ele próprio fazer milagres em Seu nome; e ainda assim, como em todas as outras provações do homem, ele caiu. Judas é um exemplo solene de até que ponto uma pessoa pode estar sob a influência e poder do Cristianismo e, ainda assim, tornar-se um apóstata (compare Hb 6:1-6). Ele é mencionado em Mateus 10:4, 26:14-47, 27:3; Lucas 22:3, 47-48; João 13:2, 26, 29, 18:2-5; Atos 1:16, 25, etc.