Josafá
[pessoa]
- Filho e sucessor de Asa, rei de Judá, de 914 a 891 a.C. Ele buscou a Deus, andou nos “primeiros” caminhos de Davi e tirou de Judá os altos e os bosques. Deus estabeleceu o reino em suas mãos, e o temor do Senhor caiu sobre os reinos ao redor. Deus deu-lhe paz, e os filisteus e os árabes trouxeram-lhe presentes. Ele cresceu em riquezas e foi grandemente fortalecido. Ele não só temia o próprio Senhor, mas enviou levitas e sacerdotes por todo o Judá, para ensinar o povo (2 Cr 17:1-12). Ele errou, no entanto, ao fazer aliança com o idólatra Israel e ao permitir que seu filho se casasse com Atalia, filha de Acabe e Jezabel. Ele foi com Acabe para a guerra contra Ramote-Gileade, e quase perdeu sua vida, mas Deus o livrou (1 Rs 22; 2 Cr 18). Ele foi repreendido por Jeú, o vidente, que disse: “Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do Senhor”. Então ele buscou ao Senhor e estabeleceu seu coração para levar todo o seu povo a temer ao Senhor (2 Cr 19).
Depois disso, os homens de Moabe e de Amon, uma grande multidão, vieram contra Josafá. Ele se voltou para o Senhor, proclamou um jejum e orou por ajuda na casa do Senhor, onde o Senhor havia colocado Seu nome, declarando que Ele era o seu Deus, que havia dado a terra à semente de Abraão, Seu amigo, declarando também Sua resposta à oração de Salomão. Foi imediatamente assegurado por um profeta que a batalha não era deles, mas de Deus, cujo Nome eles invocaram: eles deveriam ver a salvação do Senhor. Josafá e todo o povo prostraram-se e adoraram ao Senhor e, na manhã seguinte, marcharam em direção ao inimigo cantando. Eles não precisavam lutar, pois o inimigo destruía um ao outro e havia muitos despojos. O louvor foi dado ao Senhor. Posteriormente, o rei, esquecendo o que era devido ao nome do Senhor, associou-se ao ímpio Acazias, rei de Israel, ao enviar navios a Társis. Esta ação foi condenada pelo profeta Eliézer, e seus navios naufragaram (2 Cr 20). Ele é o Josafá de Mateus 1:8.
Em Josafá havia um coração fiel ao Senhor e o desejo de levar seus súditos à verdadeira adoração a Deus, mas sua história foi prejudicada por ele se aliar inconsistentemente aos reis ímpios e idólatras de Israel. A fidelidade do Senhor em punir Josafá é muito marcada, e em não permitir que ele ficasse em uma posição falsa que praticamente negava o nome do Senhor.
- Filho de Ailude e cronista de Davi e Salomão (2 Sm 8:16, 20:24; 1 Rs 4:3; 1 Cr 18:15).
- Filho de Parua e oficial provedor de Salomão (1 Rs 4:17).
- Filho de Ninsi e pai do rei Jeú (2 Rs 9:2, 14).
- Sacerdote que ajudou a levantar a arca (1 Cr 15:24).
- O Mitenita, um dos valentes de Davi (1 Cr 11:43).