Jope

[cidade]

Cidade e porto marítimo da tribo de Dã. Era o porto de Jerusalém. A madeira foi cortada no Líbano e trazida em “jangadas” por mar para Jope, para o templo em Jerusalém (2 Cr 2:16; Ed 3:7).

Foi o porto do qual Jonas embarcou para ir para Társis (Jn 1:3). Foi onde Dorcas foi restaurada à vida, e onde Pedro teve a visão do lençol do céu, com instruções para visitar Cornélio (At 9:36-43, 10:5-33, 11:5, 13). Foi originalmente chamada Jafo (Js 19:46); e agora é chamada de Jaffa ou Yafa, 32°3’N, 34°45’E. Veja: Jafo.

Ela foi destruída muitas vezes. Não há um local de desembarque seguro, mas muitos navios fazem comércio lá, especialmente desde que a ferrovia foi concluída de Yafa a Jerusalém. A cidade fica em uma colina, erguendo-se em plataformas do mar, cercada por fortificações decadentes. Seus bazares são os melhores da Palestina, mas o lugar em si é sujo e miserável, de onde os viajantes se afastam apressadamente. Em sua vizinhança, excelentes palmeiras, laranjas, romãs, figos, bananas e melancias são cultivadas e exportadas.