Joel, Livro de

[bíblia]

Dos profetas menores, Joel é considerado o primeiro em conexão com Judá, embora não haja datas fornecidas na própria profecia. A nota-chave da profecia é “o dia do Senhor”, que é mencionado cinco vezes em conexão com os julgamentos futuros, que trarão a bênção completa de Israel e da Terra, quando o Senhor também terá Sua porção, a oferta de manjares e a libação para Si mesmo.

Joel 1. O profeta aproveita a devastação operada em seus dias por um exército de insetos para chamar os sacerdotes, os príncipes e o povo para um jejum e uma assembleia solene na casa do Senhor, para clamarem ao Senhor. Em seguida, ele acrescenta: “Ah! Aquele dia! Porque o dia do Senhor está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso”. Aqui é destruição, juízo notório, como no dia em que Deus julgará o mundo em justiça. O exército de insetos foi apenas um precursor, mas como uma coisa presente, em vez de gozo e alegria estar na casa de Deus, Deus estava julgando. O profeta disse está perto; mas a longanimidade de Deus adiou sua execução completa e ainda a adia.

Joel 2. O dia do Senhor está próximo, e a trombeta deve soar um alarme de guerra (compare Nm 10:9). O exército de insetos ainda é mencionado, mas ele olha para o futuro, quando Deus trará Seu juízo sobre a terra. O exército é Seu, e o acampamento é Seu: o dia do Senhor é grande e muito terrível. O povo é chamado ao arrependimento, a rasgar seus corações e não suas vestes, pois Deus é misericordioso e gracioso. A trombeta será tocada em Sião para uma assembleia solene (compare Nm 10:7). Os sacerdotes e todos são chamados a chorar e orar. Deus ouvirá e destruirá seus inimigos, especialmente o exército do norte (Jl 2:20, em outro lugar aludido como Assíria) e trará grande bênção a Seu povo. Quando eles se arrependem, o Espírito Santo será derramado sobre eles e sobre toda a carne. Isso foi citado por Pedro em Atos 2:16-21, mas a nação não se arrependeu então, foi apenas um remanescente que se voltou para o Senhor e entrou na bênção que Deus estava concedendo – não benefícios externos e visíveis como será no futuro. Também haverá sinais nos céus e na Terra antes do grande e terrível dia do Senhor. Houve alguns desses presságios, de acordo com os historiadores, antes da destruição de Jerusalém, então esta passagem, citada em Atos 2, pode ter tido um cumprimento parcial então, embora ainda deva ser totalmente cumprida em um dia futuro.

Joel 3. Isso entra nos detalhes dos últimos dias no que diz respeito a Judá e Jerusalém, não sendo a restauração das dez tribos o assunto aqui. As nações oprimiram o povo de Deus de muitas maneiras e os venderam como escravos. Deus retribuirá isso em suas próprias cabeças. Eles são chamados para se armarem, para trazerem todos os seus homens poderosos e para virem ao vale de Josafá, que é o vale do julgamento, e lá Deus tratará com eles. No vale da decisão (ou debulha) serão despedaçados. Os inimigos de Deus e de Judá sendo destruídos, haverá grande bênção para Seu povo, a quem Ele corrigiu em Seu amor; mas, purificado e restaurado, Ele habitará entre eles.