Jeú

[pessoa]

  1. Filho de Josafá, filho de Ninsi: décimo rei de Israel e fundador da quinta dinastia: reinou de 884 a 856 a.C. Jeú era capitão de Jorão e estava acampado em Ramote-Gileade para controlar os sírios no leste do Jordão. Um jovem dos profetas, enviado por Eliseu, chegou ao acampamento e disse que tinha uma mensagem para Jeú. Ao se retirar para a casa, ele ungiu Jeú para ser o rei de Israel, com instruções para ferir toda a casa de Acabe. O profeta abriu a porta e fugiu. Quando Jeú relatou o que havia acontecido, seus companheiros de armas imediatamente o proclamaram rei de Israel (2 Rs 9:1-13).

Jeú não perdeu tempo em cumprir sua missão; entrando em seu carro, ele seguiu com alguns seguidores às pressas para Jezreel, onde o rei Jorão, sendo ferido, tinha ido para ser curado. Jeú e sua companhia foram vistos pelo vigia da cidade, e um cavaleiro foi despachado para encontrá-lo e perguntar se havia paz. Jeú o deteve, e também um segundo mensageiro que foi enviado. O vigia percebeu que era Jeú quem estava no carro, porque o conduzia furiosamente. Jorão e Acazias, rei de Judá (que viera visitar o rei ferido), imediatamente cada um em sua carruagem saiu para encontrar Jeú. Jorão, sendo repelido por Jeú, gritou: “traição há” e tentou fugir, mas uma flecha de Jeú perfurou seu coração e ele caiu morto. Seu corpo foi lançado no campo de Nabote, o jezreelita, que Acabe havia conseguido por homicídio (compare 1 Rs 21:19-29). Acazias, o rei de Judá, escapou após ser ferido, mas morreu em decorrência do ferimento (2 Rs 9:14-27).

Quando Jeú entrou em Jezreel, Jezabel o escarneceu; mas ela foi jogada pela janela e seu corpo foi comido por cães, de acordo com a palavra do Senhor. Jeú então causou a morte de 70 dos filhos de Jorão e 42 dos “irmãos de Acazias” que vieram saudar a família real; e matou todos os que restaram a Acabe, seus grandes homens e seus sacerdotes. Ao encontrar Jonadabe, ele o levou em seu carro, dizendo: “Vai comigo e veras o meu zelo para com o Senhor”. Ele então, com astúcia, reuniu todos os sacerdotes e adoradores de Baal, para um grande sacrifício, enchendo completamente a casa de Baal. Ao seu comando, todos foram mortos, as imagens queimadas e a casa destruída (2 Rs 9:30-10:28).

Jeú foi elogiado por cumprir a vontade de Deus ao exterminar a casa de Acabe, e o Senhor disse a ele que seus filhos até a quarta geração deveriam assentar-se no trono (2 Rs 15:12). Mas ele não se importou em andar na lei do Senhor de todo o coração. Ele não removeu os bezerros de ouro e não se afastou dos pecados de Jeroboão que fez Israel pecar. Portanto, Deus começou a diminuir os termos Israel pelo rei da Síria (2 Rs 10:29-36; Os 1:4).

A história de Jeú mostra como alguém pode ter grande zelo no que diz respeito às atividades externas, sem um coração determinado a servir ao Senhor.

  1. Filho de Hanani e profeta de Judá: ele anunciou o juízo de Deus contra Baasa e repreendeu Josafá (1 Rs 16:1, 7, 12; 2 Cr 19:2, 20:34).
  2. Filho de Obede e pai de Azarias (1 Cr 2:38).
  3. Filho de Josibias, da tribo de Simeão (1 Cr 4:35).
  4. Um anatotita que se juntou a Davi em Ziclague (1 Cr 12:3).