Zorobabel
[pessoa]
Provavelmente filho de Pedaías e sobrinho e herdeiro de Salatiel, ou Sealtiel, embora chamado de filho. Ele era um “príncipe de Judá” e aparentemente ocupou algum cargo na Pérsia, como é chamado de Sesbazar (Ed 1:8-11). Ele era o chefe dos judeus que se ofereceram para retornar do exílio, sob o decreto de Ciro. A Zorobabel também foi confiada a carga de 5.400 vasos de ouro e prata que haviam sido levados de Jerusalém. Um altar foi erguido e sacrifícios oferecidos; mas o alicerce do templo não foi lançado senão no segundo ano. Então os adversários de Judá e Benjamim vieram e queriam ajudar na construção do templo; mas Zorobabel e aqueles com ele recusaram sua ajuda. Esse ato de fidelidade atraiu sobre eles a oposição aberta de seus inimigos, que também obtiveram autoridade da Pérsia para interromper a obra, embora aparentemente eles tivessem parado de construir antes que isso acontecesse.
A obra não foi retomada por cerca de quinze anos, até que a fé de Zorobabel foi despertada para renovar as energia pelas repreensões e apelos do profeta Ageu e pelas gloriosas promessas dirigidas a ele por Zacarias.
Zorobabel foi ajudado por Jesua, o sumo sacerdote, e imediatamente começou a construir. Quando questionados pelos governadores persas sobre sua autoridade para fazê-lo, eles responderam nobremente: “Nós somos servos do Deus dos céus e da terra” (Ed 5:11). Ciro havia feito um decreto de que o templo deveria ser construído; mas a Palavra de Deus a Zorobabel foi “não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos” (Zc 4:6).
Dario estava agora no trono e, aos governantes escreverem aos para a Pérsia, ele ordenou que deixassem o trabalho em paz e ordenou que as despesas dos judeus fossem pagas com a receita real. A casa foi concluída no 6º ano de Dario e dedicada com alegria. o Senhor havia dito: “As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão” (Zc 4:6-10).
Não lemos de Zorobabel depois disso. Em Zacarias 4, este filho de Davi é considerado uma figura de Cristo, o Filho de Davi prometido, que será a causa, em um dia ainda futuro, da construção do templo com aclamações de “graça, graça a ela” (Zc 4:7). O nome Zorobabel foi interpretado tanto “disperso na Babilônia” como “abençoado na Babilônia” (1 Cr 3:19; Ed 2:2-5:2; Ne 7:7, 12:1, 47; Ag 1:1, 14, 2:2-23; Mt 1:12-13; Lc 3:27).