Urim e Tumim
[geral]
O significado dessas palavras hebraicas é “luzes” e “perfeições”. Elas eram distintas das pedras do peitoral, pois Moisés colocou o peitoral sobre Arão, “pondo no (ou ‘sobre o’) peitoral o Urim e o Tumim” (Lv 8:8). É claro que Deus respondeu às perguntas por meio do Urim e Tumim (Nm 27:21; Dt 33:8; 1 Sm 28:6). No retorno dos judeus da Babilônia, alguns, que afirmavam ser sacerdotes, mas não puderam mostrar sua genealogia, não foram autorizados a comer das coisas sagradas até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim, e uma resposta fosse obtida de Deus. Este grande privilégio ainda não foi restaurado (Ed 2:63; Ne 7:65).
Pode-se observar que não há registro quanto à construção do Urim e Tumim, nem de sua forma. A primeira menção deles está em Êxodo 28:30: “Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor”, como se Deus os tivesse dado a Moisés e tivesse apenas que dizer-lhe o que fazer com eles – se de fato fossem coisas materiais; mas o que eles eram, e como as respostas foram dadas, não é revelado. Quando Israel for restaurado, o próprio Cristo tomará o lugar do antigo Urim e Tumim.