Ungir
[geral]
Existem várias palavras hebraicas assim traduzidas, mas algumas delas ocorrem apenas uma vez, como
- No Salmo 23:5, “Unges a minha cabeça com óleo”, significando “engordar” (tornar cheio), sendo o óleo usado em abundância.
- Salmo 92:10, “Serei ungido com óleo fresco”, de “derramar”, “transbordar com” óleo.
- Isaías 10:27, “o jugo será despedaçado por causa da unção” (texto obscuro).
- Zacarias 4:14, “estes são os dois ungidos”, literalmente “estes são os dois filhos do óleo” (JND) (compare Ap 11:4).
- suk, “ungir o corpo após a lavagem”, como ἀλείφω – aleiphō no Novo Testamento, é comumente usado para a prática entre os orientais de ungir o corpo, ou suas partes, para conforto, aparência, suavidade, cura ou sepultamento. Para o banho comum (compare Rt 3:3; 2 Sm 12:20; 2 Cr 28:15; Mt 6:17). Negligenciar isso era um sinal de luto (2 Sm 14:2; Dn 10:3). Como um ato de cortesia (compare Lc 7:46; Jo 12:3); os enfermos também eram ungidos (Mc 6:13; Tg 5:14); também o corpo morto (Mc 14:8, 16:1). Uma das punições para Israel era que as oliveiras não produziriam azeite para a unção (Dt 28:40; Mq 6:15).
- mashach, χρἰς – chris, “espalhar, ungir” para um cargo. Reis foram ungidos: Saul, Davi, Salomão, Joás, Jeú e Hazael são exemplos. Os profetas foram ungidos (Sl 105:15; compare 1 Rs 19:16). Azeite especial feito de acordo com as instruções de Deus foi usado para a unção dos sacerdotes (Êx 30:30, 40:13). Com o mesmo azeite o tabernáculo e seus vasos foram ungidos (Êx 40:9-10). A oferta de manjares era ungida com azeite (Lv 2:1, 4), figura da Humanidade pura do Senhor Jesus, e de ser selado pelo Espírito Santo. O leproso purificado era ungido com azeite (Lv 14:17-18). Quer esta última unção se refira a pessoas ou coisas e se o azeite é aquele especialmente preparado ou azeite comum, a santificação e o poder do Espírito Santo são invariavelmente tipificados por meio disso. A unção com óleo para consagração ao ofício não é agora prescrita aos crentes, pois eles são ungidos com o Espírito Santo e também são sacerdotes de Deus. João lembra até mesmo aos bebês em Cristo que eles têm uma unção do Santo, e a unção (a mesma palavra, χρισμα – chrisma) permanece neles (1 Jo 2:20, 27). Assim, como no Velho Testamento, os reis, profetas e sacerdotes foram ungidos como separados para Deus, assim o Cristão é santificado pelo Espírito Santo para Deus, tanto quanto à sua posição e serviço. Veja: O Ungido.