Acabe

[pessoa]

1.    Filho e sucessor de Onri, rei de Israel. Ele se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e sob a influência dela tornou-se um idólatra, levando Israel à adoração de Baal. Não havia ninguém como ele em seguir ídolos abominavelmente. Foi principalmente em seu reinado que Elias, o tesbita, trabalhou e testificou em favor do Senhor contra a apostasia e corrupção do rei. A prova de fogo do céu é um exemplo especial disso, que foi seguido pela morte de 450 dos profetas de Baal (1 Rs 18:19-40), mas não houve arrependimento no rei. Acabe fez dois ataques a Ben-Hadade, rei da Síria e foi ajudado por Deus para que obtivesse a vitória; na segunda ocasião, em vez de destruir Ben-Hadade (a quem o Senhor havia condenado à destruição), ele fez uma aliança com ele.

     Acabe cobiçava a vinha de Nabote, mas, quando este se recusou a renunciar à herança dada por Deus a seus pais, Jezabel provocou a morte de Nabote e ordenou que Acabe tomasse posse da vinha. Elias o encontrou e declarou que os cães lamberiam seu sangue onde haviam lambido o sangue de Nabote. Os cães também comeriam Jezabel, e a casa de Acabe seria cortada. Acabe se humilhou diante de Deus, e a destruição total de sua casa foi prorrogada até os dias de seu filho. Depois disso, Acabe fez outro ataque à Síria, e seus 400 profetas predisseram que ele teria sucesso; e ele, embora avisado do perigo pelo profeta Micaías, foi para a batalha acompanhado de Josafá, rei de Judá, seu aliado. Ele se disfarçou, mas uma flecha, disparada ao acaso, atingiu-o entre as juntas de sua armadura, e ele foi ferido de morte, e a profecia de Elias se cumpriu literalmente (1 Rs 21:22). A graça prolongou-se com este pobre idólatra, pois ele era um israelita; mas ele morreu impenitente, e toda a sua casa estava prestes a perecer (2 Rs 9:7-10). O juízo de Deus caiu sobre o rei apóstata que havia se apoderado da herança do povo de Deus.

2.    Um falso profeta entre os cativos da Babilônia que profetizou uma mentira e foi assado no fogo por Nabucodonosor (Jr 29:21-22).