Apêndice 45. Dor, Trabalho, Fadiga.
As palavras κόπος – kopos (g2873), πόνος – ponos (g4192), μόχθος – mochthos (g3449), e ὠδίν – ódin (g5604) têm significados semelhantes, mas há ideias diferentes relacionadas a elas. ódin ocorre apenas quatro vezes no Novo Testamento. Refere-se literalmente às dores de uma mulher no parto, em cujo sentido ocorre em 1 Ts 5:3; duas vezes, refere-se às dores que acometerão os ímpios quando os julgamentos de Deus forem derramados sobre a Terra (Mt 24:8; Mc 13:8); e uma vez em referência às dores de morte suportadas pelo Senhor (At 2:24 “ânsias”).
mochthos (que provém de μογέω – mogéō – “trabalhar, estar em sofrimento”) ocorre três vezes no Novo Testamento. Tem sido considerado se referir ao trabalho árduo que é a sorte do homem neste mundo de pecado, correspondendo ao “no suor do teu rosto, comerás o teu pão”. Isso parece ser confirmado pelas duas vezes em que Paulo usa a palavra em referência a seus labores (ARA), tendo que trabalhar noite e dia além de seu trabalho apostólico (“fadiga” em 1 Ts 2:9 e 2 Ts 3:8). Em 2 Co 11:27 é juntada com kopos, onde Paulo descreve sua vida de trabalhos (kopō) e fadiga (mochthō), bem como os perigos pelos quais passou.
ponos (que provém de πένομαι – pénomai, “trabalhar”) ocorre três vezes no Novo Testamento, duas vezes referindo-se ao “sofrimento” que vai ocorrer no derramamento dos juízos de Deus, e uma vez quando não haverá mais sofrimento ou dor. Ap 16:10-11, 21:4. (Alguns editores leem em Cl 4:13 ponos [Epafras “muito trabalha” – TB] em vez de ζῆλος – zelos – g2205). A palavra é usada pela LXX para a servidão rigorosa dos israelitas no Egito (Êx 2:11 – “seus labores penosos” – ARA). Parece expressar o extremo da angústia.
kopos (que provém de κόπτω – koptó (g2875), “golpear”) ocorre frequentemente no Novo Testamento. É traduzida como “trabalhos” em 2 Co 11:27; “aflição, perturbação” e “trabalho” frequentemente. Talvez o cansaço do trabalho e as dificuldades marquem esta palavra.
Na LXX, três das palavras acima são atribuídas à esposa de Jó em seu desespero sob os tratamentos de Satanás. “os espasmos (ódin) e as dores (ponos) de meu ventre que carreguei em vão, com trabalhos (mochthos)” – tendo perdido seus filhos e filhas (Jó 2:9).